quinta-feira, 7 de agosto de 2014

As TRÊS fases da infância

"Brincar é coisa séria." Já ouviu essa frase? Vamos te ajudar a entender um pouco melhor o que isso quer dizer.

Toda criança passa por três fases durante a infância, de 0 a 12 anos. Essa evolução acontece de acordo com os estímulos que ela recebe em seu dia a dia. Brincar é a nossa principal atividade nos primeiros anos de vida, e esse é o principal estímulo que recebemos. Começamos a partir dai a entender a importância da frase no início do texto.

Vamos entender melhor cada fase, dando foco na importância do "brincar":

1ª Fase (de 0 a 3 anos):  A criança acaba de aprender a andar, ainda não tem muito equilíbrio nem reflexo, mas pode ser estimulada através das brincadeiras. Ex.: Quando jogamos uma bola em sua direção, ela não consegue pegar no ar, mas quanto mais vezes você jogar a bola para ela tentar pegar, melhor ficará o seu reflexo. Ela está sendo estimulada.
Nessa idade eles brincam mais sozinhos, ainda não sabem muito bem como brincar em grupo, mas conviver com outras crianças fará toda a diferença para o seu desempenho na próxima etapa. 
As cores e sons chamam muito a atenção, eles estão em fase de descoberta.



2ª Fase (4 a 6 anos): Nessa faixa etária as crianças estão em uma fase lúdica, gostam de brincar em grupo, e de preferência atividades cooperativas, ou seja, um ajudando o outro. As brincadeiras precisam incentivar o coletivo, pois nessa fase eles estão aprendendo a respeitar os colegas, e a conviver em sociedade.



3ª Fase (7 a 12 anos): Estão entre a infância e a pré adolescência, gostam de brincadeiras competitivas, querem conquistar o primeiro lugar. A forma como as duas fases anteriores foram trabalhadas vão refletir diretamente aqui. O importante é a criança saber que nem sempre ela vai ser a vencedora, precisa estar preparada para aceitar a perda.
  


Lembramos que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento diferente. Estamos trazendo um conceito de forma generalizada, mas dependendo da intensidade do estímulo que a criança recebe nesse período essas fases podem sofrer pequenas alterações.

Essas dicas podem te ajudar não só no dia a dia com seu filho, mas também nas festas de aniversário, quando normalmente precisamos de uma distração para a criançada.

Agora conte para nós, você consegue enxergar essas mudanças de fase no seu dia a dia do seu filho(a)? 

No próximo post vamos contar quais são os três principais pontos que devem ser observados ao organizar a festa de aniversário do seu filho(a), e entender essa teoria pode te ajudar muito.

Beijos e até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário